terça-feira, 24 de março de 2009

Professor e aluno

Vamos combinar que violência não se resolve com violência, correto?
Pode até ser, mas de verdade, não condeno quem perde a cabeça.

Aqui no Rio Grande do Sul uma aluna foi encaminhada foi encaminhada ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente depois de agredir uma professora. A garota de 15 anos admitiu ter empurrado a professora, que bateu a cabeça e desmaiou. Um absurdo, isso concordo. Mas a aluna alega ter sido vítima de racismo. Pode ter sido desculpa? Pode. Eu acredito na versão da aluna? Acredito. Por que? Porque eu também já fui humilhada por professores, mas fiquei quieta, e em outras vezes, confesso, respondi grosseiramente.

Uma vez uma professora insinuou na frente de toda turma, que provavelmente eu, por não estudar matemática, não iria nem saber fazer os bolos que eu viveria comendo, já que meu futuro provavelmente seria me tornar uma dona de casa gorda. Nunca vou me esquecer daquilo. Está certo, eu não estudava mesmo, sempre achei matemática um saco e sempre tive dificuldade, e com minha paciência mais curta do que rabo de porco, acabava desistindo perante a primeira dificuldade na fórmula de Bháskara. Mas ela me dizer uma coisa dessas não tem cabimento! Está certo que agredir uma criatura dessas também não seria solução, mas se os professores querem respeito, eles devem respeitar tabém.

Outra vez um professor falou que meu lugar era no hospício, aliás, isso foi ano passado, mas tudo bem, eu também insultei ele, porque além de cheirar mal ele era passado com todo mundo. E outra, podem me chamar de conservadora demais ou do que for, mas o cara ia de regata e bermudão pra escola!!! Tem cabimento isso?!

Ressalto que não acho que violência seja solução para a própria, mas parece que só assim para algumas pessoas verem que não é porque você é superior a outra pessoa que pode sair humilhando, ofendendo, e acredito que os alunos indisciplinados, aqueles que bagunçam, matam aula, quebram o pau, são os que mais precisam de ajuda e atenção dos professores.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2451504.xml
Link da matéria.

14 comentários:

Nanda disse...

mentira que essa professora falou que você iria ser uma dona de casa gorda? minha nossa, eu nem sei o que eu faria no seu lugar...talvez na hora eu ficasse até sem ação,mas depois eu iria arrumar um jeito de processá-la.que isso,por mais que o aluno seja desinteressado na matéria, o professor não tem direito algum de humilhar um aluno desse jeito.e não acho vc conservadora,ridículo ir dá aula com regata e bermuda.deixe esse traje pra praia! infelizmente,ninguém hoje se respeita.os professores se dizem vítimas,mas ninguém está na sala de aula pra ver o que eles fazem.por ouro lado,os alunos deveriam saber que existe outras formas de defesa, sem ser agressão física.

e sobre o seu comentário,não sabe como eu queria fazer esse maldito exame e esfregar na cara do meu pai.depois disso, só dar gelo neles...

bjs

Igor Garcia disse...

E aí Marcela, valeu pela visita lá no meu KitNet! ;-)

Eu vi essa reportagem e assim como vc acredito nas duas versões e principalmente no EXCESSO de ambas! Nenhum professor deve tratar aluno nenhum de uma forma tão escrota e indisciplinada, se rebaixando aos alunos quebra pau.
Por outro lado, aqueles alunos que precisam de uma orientação maior devido a uma série de fatores, jamais terá o apoio do estado, no caso do Colégio Publico, na forma como deveria, uma orientação PsicoPedagógica, ficando nas mãos dos professores a fazer tudo!
Guardado as devidas proporções Marcela, respeito é uma coisa para ser conquistada. Se professor não consegue isso, vide o professor salva vida de camiseta regata e bermudão, perde credibilidade com tudo e o aluno que tá na escola para tocar o zaralho e cagar e andar, deveria se perguntar o que está fazendo ali!

Isso vai virar um debate monstruoso sobre o tema. Se só na base da porrada, literalmente, é que alguém enxerga que tem alguma coisa errada no trato educacional, então mude antes que algué morra!

Aqui no Rio tem escolas publicas em que os alunos são fogueteiros, aviãozinhos ou soldados do tráfico, tudo na tocaia. Se não respeitar morre.

Mas aí já é outra história! ;-)

Bjs n'alma! Te Adicionei no meu blogroll tá?

Pattinha disse...

na escola onde eu estudava a gente podia ir de regata e bermuda lol

agora sério, eu me super estresso com professores! dá um ódio, o último me chamou de grossa e mal educada via email, uma outra disse que as coisas na vida nem sempre iam ser como eu quero, dentre outras pérolas mas sabe o que eu faço ligo o Foda-se e nem penso em bater, simplesmente ignoro, finjo que não é comigo e rio um tanto, aliás sempre me seguro para não rir.
acho que violencia só gera mais violencia não importa em que esfera. se alguem for fdp com você tenha certeza que ele vai pagar em dobro um dia ;p

beijo****

meus instantes e momentos disse...

É muito dificil julgar isso tudo.
Toda ação teu uma reação.
Então......
Gostei do teu blog.
Maurizio

Beatrix disse...

Nossa,eu tambme ja ouvi cada coisa de professor..tem hora que não dá pra ficar quieta néh,..mas eu nunca agredi ninguem..apesar de as vezes passar aquela vontadezinha,na hora do nervoso.

E não se preocupa,eu tambme odeio matematica,mas sei fazer bolo...e acredito que nenhuma de nós vai virar dona de casa gorda e bla bla bla ....vamos ter futuros brilhantes...

bjks;*

Anônimo disse...

pss... cada vez mais ta dificil ser professor... nossa os alunos não respeitam mais... é um absurdo...


tbm sou do RS, quase não encotro ninguem daqui nos blogs... de onde vc é?

Pattinha disse...

ai voce quer mesmo saber a minha opiniao sobre testes em animais... temo que voce não va gostar... nem eu gosto. mas acho que a gente tem que se posicionar, se não sempre, sempre que a gente pode. eu sou a favor se estiver cumprindo as regras - bioética e a lei (apesar de ainda faltar muita coisa). não pode ser a toa, não pode ser com dor para o animal, não pode ser a menos que seja a ultima alternativa para aquele experimento... meio por ai... ah e animais teste para farmacos eu sou meio cabreira, isso eu nao sei o que penso ainda, la fora se faz cada coisa com cobaias que eu nao sou a favor de todos os testes.
e você?

beijo*

Nise disse...

eu naum concordo com violência pra responder com violência.Acho que a menina poderia usar outros meios para fazer justiça.

Anônimo disse...

Concordo, em partes... embora admita (como profissional da área) que existem professores completamente desqualificados pra lidar com os alunos, já que o ofício de professor exige muito mais do que simplesmente chegar lá na frente e dar aula, acho que existem outros meios de resolver uma possível agressão ou falta de respeito por parte de um professor, para que ele possa ser devidamente punido! Eu sei que quando o sangue sobe não tem jeito, mas partir pra porrada te tira a razão, e aí o agressor fica como vítima... ah, não sei mesmo onde esse mundo vai parar!!

Beijos linda!

Nanda disse...

menina, tu não vai fazer o vestibular da federal aí não? iiiiiiii aqui tb tem uns riquinhos, filhinhps de papai,mas nem esquento.se a faculdade que vocÊ deseja, estude ela ^^

bjs

Chloe Gianuzzi disse...

Menina,que coisa doida a sua professora falar daquela maneira com você.
Nó,na minha escola tem uma professora de biologia doida,é o que faz parecer.
Começamos a ter aula com ela esse ano (e graças a Deus o último!),e ela mal conhece a gente direito e é super grossa.Eu vivo dizendo pros meus colegas: Isso porque ainda nem fizemos nada pra ela.
Não que vamos chegar a fazer.Não sei.Mas mesmo assim,por que ela tem que ser grossa com ela se nunca a desrespeitamos? (por isso eu falei do ainda).
Sei lá,tem professor muitas vezes que merece! Como eu quero que ela discuta comigo...sauhsuahusa
Nem que eu tome uma advertensia,ela vai ouvir ¬¬.

Uma das meninas da minha classe já discutiu com ela :P

Beatrix disse...

Ahh eu não gsoto de ficar com gripe pq dai eu fico sem inspiração,com dor de ouvido,de gargante..de tudo..Huuhasuahsuahsh ;P

Nathália E. disse...

O erro está nos dois lados: dos alunos que não sabem se portar e dos professores que não sabem lidar com os alunos.

Beijo!

Anônimo disse...

Oi gente me chamo Dayane,
tenho 18 anos,
Hoje pela primeira vez fui humilhada por uma professora que nunca imaginei que faria isso.
Ela era bem simpatica sabe, sempre me tratou super bem, so que esse ano eu tive alguns problemas de saude, perdi minha casa em uma catastrofe, e faltei bastante por conta de ter que trabalhar para conquistar tudo novamente, e fui poucas vezes a aula, mais nunca parei totalmente de ir, todos os professores me conhecem e me dao muita força para continuar. Sou a unica menina da turma, e detalhe como nao frequentava muito a aula, so de vez enquando, nao converso com ninguem na sala, so com uma amigo que é gay. Hoje ela chegou na sala, me olhou ja com uma cara, mais nao liguei afinal ela era super legal devia estar com algum problema, eu era a unica menina da sala naquele momento, ai ela sentou e falou cmg na frente de todos, '' esta faltando muito Dayane, '' ate ai tudo bem eu respondi que estava trabalhando, ela entao disse em seguida: '' eu que nao queria estar na sua pele ja esta reprovada comigo'' entao levandou foi para o lado dos outros meninos e ficou conversando, o meu amigo que é gay entao sentou ao meu lado e ficamos trocando alguns assuntos, ai ela estava conversando tambem, ela virou para mim e falou '' nunca vem pra aula quando vem e pra ficar fazendo bagunça ? '' detalhe nao converso com ninguem primeira vez que fiquei conversando com ele e bem baixo, ai fiquei quieta, entao ela foi fazer a chamada, foi perguntando um por um, quem tinha vindo na ultima quarta, ai quando chegou a minha vez ela pulou e perguntou o menino da frente, ai um outro menino falou professora faltou ela, entao ela respondeu '' ela run ' duvido que tenha vindo e entao fiquei quieta, afinal tinha ido sim, mas na hora fiquei tao pasma que nao respondi, entao ela começou a passar dever no quadro ai ela começou a falar, vem ca por que estava faltando? (alto pra toda turma escutar) entao eu disse que estava trabalhando, ai ela saiu do quadro veio ate minha mesa debruçou sobre a mesa e perguntou ALTO, e valeu a pena perde aula para trabalhar? ai eu respondi sim pois estava precisando, ai ele virou e novamente foi para o quadro e começou a falar alto e ironica,'' EU QUE NAO QUERIA ESTAR NA SUA PELE, NAO SEI PORQUE AINDA VEM PARA ESCOLA, OQUE VOCE PENSA DA VIDA? OQUE VOCE QUER DA VIDA? e eu quieta pasma, todos olhando para minha cara ' ai eu engolindo o choro, ela disse algo que nao escutei direito, e todos começaram a rir de mim. ai alguns falaram poxa professora eu tambem trabalho e falto bastante por causa do trabalho, e ela continuava a me humilhar. Gente me senti sem chao naquele momento, só eu de menina, nao falava com ninguem, e ja estava querendo desistir da escola, so nao havia desistido por concelhos de meu noivo e alguns professores, e pra piorar ela me tratou ainda assim, fiquei me sentindo um lixo naquele momento, nunca irei me esquecer a ironia dela, a cara dela e como todos me olhavam ! Foi horrivel ! Os professores pedem respeito, mais eles mesmo nao sabem dar, hoje em dia é muito raro algum professor respeitar,! Bom minha mae foi na delegacia cmg, por que ela viu o estado que cheguei, e sempre falei com ela que queria sair por conta de ser a unica menina na sala, e nunca foi possivel mudar de sala porque as outras ja estavam completas, ela sempre me deu concelho pra continuar e escutar isso de uma professora qe eu considerava muito ? poxa me senti pessima, vou sair daquela escola, ver se arrumo outra vaga em outra escola, se nao conseguir nem sei oque fazer estou me sentindo muito envergonhada em voltar pra lá. Enfim fui a delegacia, um policial falou que nao seria possivel fazer nada pois ela nao teria me xingado falou que era pra mim ir ate a escola na direção, (mais la a direçao e merda sao a mesma coisa) ou na secretaria de educação. Estou muito confusa no que fazer, e detalhe me sentindo PESSIMA ! nao paro de chorar sabe, eu to me sentido um lixo.