terça-feira, 19 de maio de 2009

O exemplo de Truman


No filme O show de Truman- O show da vida, Truman, interpretado brilhantemente por Jim Carrey, vive um reality show, uma vida pré-planejada, mas ele é o único que não sabe disso.
Quando ainda estava na barriga de sua mãe ele foi escolhido para viver a vida assistido pelo mundo inteiro, em uma cidade fictícia cheia de atores, ele era o único que não sabias disso. Sua mãe, sua esposa, seu melhor amigo, e dezenas de figurantes. Mas é claro que um dia algo muda. Truman se apaixona por uma figurante, e não entende porque ela se recusa a falar com ele. Mas ela acaba se apaixonando por ele também, e resolve tentar escapar, mas as lentes da cidade os localizam rapidinho, porém, antes dela ser levada embora da cidade, demitida do programa ela diz a Truman que tudo é falso, a areia, as pessoas, a água, e que todas sabem da vida dele. Então ela é levada por um ator que diz ser seu pai. Ele diz que eles estão indo para Fiji. Truman bem que poderia ir atrás dela, não fosse um porém: Ele tem pânico de água, não consegue nem passar de carro por uma ponte. O trauma é claro, foi planejado pelo diretor do programa, que provocou um acidente na água quando Truman era criança, uma forma de prendê-lo.
Mas Truman começa a perceber coisas falsas ao seu redor. Ele não entende porque sua esposa volta e meia olha para o nada e fala maravilhas de algum produto, como se estivesse dizendo isso para alguém, ele acha muito estranho quando o rádio pega uma frequência errada e ele ouve o percurso que ele próprio está fazendo, ele acha estranho tudo ser igual todos os dias.

Quando ele resolve ir embora, não há passagens de avião, os ônibus param de funcionar... Qual seria a saída? Partir pelas águas. Truman tem de enfrentar o maior medo dele, ele não sabe se terá coragem, não sabe se irá conseguir. Mas Truman tenta! Sim, ele não desistiu no primeiro obstáculo. Quantas pessoas vivem uma vida como a Truman, porém não assistida. Uma vida falsa, que não lhe pertence, onde enfrentar o maior de seus medos ou os maiores, talvez seja a única porta para a liberdade. Minha vida é assim, eu preciso enfrentar meus medos para me libertar disso tudo que me faz insatisfeita e desanimada. Tenho que seguir o exemplo de Truman, e enfrentar os medos, mesmo que isso me cause alguns momentos de pavor, de sufoco, mas se no final eu sei que serei feliz, eu devo fazer.



Só achei o trailer em inglês, sem legenda. Vale ressaltar que o filme legendado é 100% melhor, nada como as entonações de Jim Carrey.

12 comentários:

Unknown disse...

Eu já conhecia o filme mas não sabia da historia! Deve ser otimo, depois dessa narrativa belissima, fiquei com vontade de assistir!!

=D

Mas, sobre a garota lá...

Menina, ela é um caso pra experiencia. Eu era amiga dela, por muitas vezes tentei ajuda-la porque na verdade ela gosta mesmo é de mulher mas tem vergonha de assumir... É uma menina bobinha, alienadinha acoitada sabe, que o povo adora zoar,até as proprias atuais amigas... Eu me afastei dela porque sou muito explosiva e não aguentava ver ninguem tirando o sarro da cara dela e ficar calada...
Dei milhões de conselhos pra ela, mas a doida ficou foi com raiva de mim e saiu dizendo pra todo mundo que eu era falsa (só porque o meu namorado viu ela beijando outra menina na praia, me contou e eu fui perguntar pra ela)pode??!!

FAZER O QUE NE FIA?! a gnt tenta ajudar né!?

bjuuuuuuuu

Camila, Camila disse...

sempre venho aqui mas nao comento, mas tive q falar algo pois adorei o post! serio, tava lendo e esqueci q tu q escreveu, parecia uma resenha de algum critico! tem talento mesmo moça... continue assim! e ah, ta mais do q certa, temos q nos livrar das coisas "falsas" q andam conosco pra podermos viver a nossa real life! ;)

Beatrix disse...

ja tinha ouvido falar,mas agora q li o q vc escreveu,fiquei mais curiosa pra ver.. ^^

Anônimo disse...

esse filme é bem loko.. mas dá para tirar várias lições dele, imagina acordar um belo e descobrir que TUDO ao seu redor e toda a sua história é falsa?

Stephanie Pereira disse...

cara, esse é um dos melhores filmes. vale muito a pena, nao acha? uma bela liçao de vidA!

Beatrix disse...

demorei pra responder pq tava sem net..=x

Pois é,agente aprnde o basico na escola mas aquilo que vai com agente pra smepre é o que aprende na raça,e o que aprende quebrando a cara,chorando,caindo e se levantando..

bjks;*

Nathália E. disse...

Ótimo. Tava mesmo precisando de uma dica de filme.
Brigada. ^^
Adoro Jim Carrey.

Beijo!

Fernanda disse...

Ai...eu não sei dizer pq, mas eu não gostei do filme...

Acho mesmo é que eu não gosto do Jim Carrey...=/

Beijosssssss


PS: volteeeeei...ahahahhaa

Nathália Monte ;D disse...

eu quero assistiir!!!
hasuahs
beijoO

Nise disse...

que filme interostei...vou intereessante.....gostei vou assisiti.

Beatrix disse...

Rs..a minha pelo q me parece voltou ...espero q a sua tambme volte logoo.. =]

Atreyu disse...

Acho esse filme d+!!! ele é muito bem feito
Fiquei super feliz quando ganhei ele de presente..
Kkkk .. beijão!!!