Quando ainda estava na barriga de sua mãe ele foi escolhido para viver a vida assistido pelo mundo inteiro, em uma cidade fictícia cheia de atores, ele era o único que não sabias disso. Sua mãe, sua esposa, seu melhor amigo, e dezenas de figurantes. Mas é claro que um dia algo muda. Truman se apaixona por uma figurante, e não entende porque ela se recusa a falar com ele. Mas ela acaba se apaixonando por ele também, e resolve tentar escapar, mas as lentes da cidade os localizam rapidinho, porém, antes dela ser levada embora da cidade, demitida do programa ela diz a Truman que tudo é falso, a areia, as pessoas, a água, e que todas sabem da vida dele. Então ela é levada por um ator que diz ser seu pai. Ele diz que eles estão indo para Fiji. Truman bem que poderia ir atrás dela, não fosse um porém: Ele tem pânico de água, não consegue nem passar de carro por uma ponte. O trauma é claro, foi planejado pelo diretor do programa, que provocou um acidente na água quando Truman era criança, uma forma de prendê-lo.
Mas Truman começa a perceber coisas falsas ao seu redor. Ele não entende porque sua esposa volta e meia olha para o nada e fala maravilhas de algum produto, como se estivesse dizendo isso para alguém, ele acha muito estranho quando o rádio pega uma frequência errada e ele ouve o percurso que ele próprio está fazendo, ele acha estranho tudo ser igual todos os dias.
Quando ele resolve ir embora, não há passagens de avião, os ônibus param de funcionar... Qual seria a saída? Partir pelas águas. Truman tem de enfrentar o maior medo dele, ele não sabe se terá coragem, não sabe se irá conseguir. Mas Truman tenta! Sim, ele não desistiu no primeiro obstáculo. Quantas pessoas vivem uma vida como a Truman, porém não assistida. Uma vida falsa, que não lhe pertence, onde enfrentar o maior de seus medos ou os maiores, talvez seja a única porta para a liberdade. Minha vida é assim, eu preciso enfrentar meus medos para me libertar disso tudo que me faz insatisfeita e desanimada. Tenho que seguir o exemplo de Truman, e enfrentar os medos, mesmo que isso me cause alguns momentos de pavor, de sufoco, mas se no final eu sei que serei feliz, eu devo fazer.
Só achei o trailer em inglês, sem legenda. Vale ressaltar que o filme legendado é 100% melhor, nada como as entonações de Jim Carrey.